segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Aulas 2015

   Mais um ano letivo começa agora. Faça aulas periódicas de Português e de Redação e esteja preparado sempre.

   Para se informar a respeito de preços e horários disponíveis, ligue para (48) 8837.8021 ou mande e-mail para paroleportugues@hotmail.com.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Santa Catarina não atinge meta de aprendizado em Português

    Levantamento do Todos pela Educação (TPE), baseado na proficiência dos alunos na Prova Brasil de 2013 e divulgado no dia 12 de fevereiro, mostra que apenas 10,8% dos municípios brasileiros atingiram as metas estabelecidas pelo movimento para o ensino de Língua Portuguesa no 9º ano do ensino fundamental.
    Nenhum Estado superou o percentual de municípios que atingiram a meta em Língua Portuguesa em 2011. Santa Catarina teve a maior queda: das 291 cidades avaliadas em 2013, apenas 19,2% atingiram a meta na disciplina (em 2011, 56,1% de 287 municípios avaliados tinham superado a meta).
    O TPE considera como aprendizado adequado o aluno do 5º ano que atingiu 200 pontos em Língua Portuguesa na Prova Brasil e o do 9º ano que atingiu 275 em Português.


AS METAS EM PORTUGUÊS

Percentual de municípios que atingiram as metas do Todos pela Educação:

9º ANO
Média SC: 19,2% atingiram (a mais baixa entre os Estados)
Melhor índice: Ipira (54,4% dos estudantes avaliados superaram as notas)

5º ANO
Média SC: 79,5% atingiram
Melhor: São João do Oeste (82,9% dos estudantes avaliados superaram as notas)

(Fonte: Clic RBS)

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Usos da Vírgula

  • Separa elementos de mesmo função sintática, com ou sem as conjunções E, NEM e OU.

  • Isola o aposto, o vocativo, elementos repetidos e adjuntos adverbiais antecipados (se eles forem pequenos, a vírgula não é necessária, mas serve para realçá-los).

  • Indica supressão de uma palavra (geralmente o verbo).

  • Separa as orações coordenadas assindéticas e as orações coordenadas sindéticas (com a conjunção E, a separação ocorre apenas com sujeitos diferentes ou quando ela é repetida).

  • Isola orações intercaladas.

  • Isola as orações subordinadas adjetivas explicativas, as orações subordinadas adverbiais (principalmente quando antepostas à oração principal) e as orações reduzidas (quando têm valor de adverbial).


Não há pausa entre os termos essenciais e integrantes de uma oração. Logo, não há vírgulas separando, por exemplo, o sujeito e o verbo.