quinta-feira, 30 de abril de 2015

As Sagas Literárias na Escola

    Muitas escolas torcem o nariz para livros de sucesso como O Hobbit, Harry Potter e outras obras queridas pela garotada. Isso provoca uma cisão entre o que os alunos demonstram ter interesse e até mesmo leem em casa e o tipo de leitura cobrada pelos educadores. [...] Títulos como os citados podem ser muito interessantes de explorar na escola. Campeões de venda em vários lugares do mundo e adorados pela moçada, os autores de ambos escrevem tramas que podem ser usadas para trabalhar conteúdos curriculares.
    Para escolher este ou aquele título, a seleção precisa ser guiada pelas competências que os alunos têm de desenvolver. Uma das primeiras perguntas que o docente deve fazer a si mesmo é: "Por que trabalhar leitura literária na escola?".
    [...] A respeito das atividades pós-leitura a ser realizadas, é imprescindível fugir dos questionários de verificação de conteúdo, com perguntas capciosas e que exigem somente a memória dos alunos. Assim, o professor acaba focando em informações pontuais, deixando de investir em reflexões mais profundas e aspectos literários, como a estruturação dos personagens e o tempo da narrativa, entre outros.


"Não podemos desconsiderar que o comportamento leitor se forma na diversidade" - João Luís Ceccantini, professor de Literatura Brasileira da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e pesquisador na área da Leitura e da Literatura Infantil e Juvenil


Fonte: Revista Escola n.281

domingo, 26 de abril de 2015

Concordância Verbal - Exercício

Questão da prova do TRE/PE para o cargo de Analista Judiciário

  • A concordância está feita corretamente na frase:

a)      Divergem as opiniões dos ecologistas a respeito do verdadeiro papel que as comunidades indígenas da Amazônia precisa assumir. (precisam)


b)      É bastante variado os conhecimentos indígenas sobre o uso medicinal de várias plantas da floresta amazônica. (são bastante variados)


c)       Grupos ambientalistas do mundo todo considera objetivo prioritário a preservação da floresta amazônica e de seus recursos naturais. (consideram)


d)      Deve haver garantias de que os costumes tradicionais indígenas sejam preservados, bem como seu conhecimento prático de medicamentos. (com o sentido de existir, o verbo haver fica no singular)


e)      Políticas desenvolvimentistas precisa serem compatíveis com o uso sustentável da floresta amazônica, pois dela dependem, por exemplo, o ciclo das chuvas. (precisam ser - depende)


Resposta: D

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Brasil não cumpre todas as metas mundiais para a educação

    Um relatório divulgado no dia 8 de abril pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), mostra que somente um terço dos países alcançou todas as seis metas de educação estabelecidas há 15 anos para o período de 2000 a 2015. Segundo o relatório, o Brasil chegou a duas dessas metas: universalizar o acesso à educação primária (1ª ao 5 ano do ensino fundamental) e atingir a meta da igualdade de gênero, levando meninos e meninas às aulas em grande proporção.
    O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do Ministério da Educação, contesta os números e vê grandes avanços no acesso à educação na pré-escola, no ensino profissionalizante e no combate ao analfabetismo.
    As metas foram estabelecidas na Cúpula Mundial de Educação, em Dakar, no Senegal, com 164 países, ocorridas em 2000. O objetivo global era que todos os países pudessem chegar a 2015 tendo cumprido as seis metas abaixo:

META 1 - PRIMEIRA INFÂNCIA
Expandir a educação e os cuidados na primeira infância, especialmente para as crianças mais vulneráveis. Brasil não atingiu a meta.

META 2 - EDUCAÇÃO PRIMÁRIA
Alcançar a educação primária universal, particularmente para meninas, minorias étnicas e crianças marginalizadas. Brasil atingiu.

META 3 - JOVENS E ADULTOS
Garantir acesso igualitário de jovens e adultos à aprendizagem e a habilidades para a vida. Brasil não atingiu.

META 4 - ANALFABETISMO
Alcançar uma redução de 50% nos níveis de analfabetismo de adultos até 2015. Brasil não atingiu.

META 5 - MENINOS E MENINAS
Alcançar a paridade e a igualdade de gênero. Brasil atingiu.

META 6 - EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Melhorar a qualidade de educação e garantir resultados mensuráveis de aprendizagem para todos. De acordo com o relatório, faltam 4 milhões de professores no mundo. Brasil não atingiu.

(Fonte: G1)