sexta-feira, 1 de maio de 2015

O prazer (e o esforço!) da leitura

    "Fala-se muito em 'formação de leitores'. É 'politicamente correto' elogiar a literatura e a leitura. Infelizmente, não poucas crianças têm contato com adultos – pais, professores e outros – que recomendam a leitura, falam em livros e autores 'clássicos' mas, na verdade, não são leitores nem se interessam pela literatura.
    Apesar de bem intencionadas, essas pessoas, adeptas da filosofia do 'faça o que eu digo, não faça o que eu faço', costumam descrever a literatura de forma bastante idealizada. Falam em algo 'mágico', num prazer 'indescritível', referem-se a 'viagens' e coisas assim.
    Raramente, porém, talvez por não terem experiência, lembram-se de comentar, por exemplo, que a leitura, como muitas coisas boas da vida, exige esforço e que o chamado prazer da leitura é uma construção que pressupõe treino, capacitação e acumulação. O contato com adultos pseudo-leitores e com idealizações infelizes a respeito da literatura e da leitura, de qualquer forma, tenho certeza, não tem contribuído para a formação de novos leitores." (Ricardo Azevedo)

Fonte: ricardoazevedo.com.br



    É importante destacar que, com a Redação, a coisa funciona da mesma forma. Escrever é um ótimo exercício e é uma atividade que pode ser extremamente prazerosa. Mas escrever exige muita dedicação, muito treino e muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário