terça-feira, 29 de setembro de 2015

Redação do ENEM

O site G1 disponibilizou três vídeos que contêm dicas para melhorar a nota da redação. Para saber mais sobre como usar a norma padrão da língua, como melhorar a coesão com o uso dos conectivos e como apresentar uma visão global do tema, leia a matéria completa em G1.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Vestibular UFSC: Inscrições Abertas

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, a partir do dia 15 de setembro, inscrições para o Concurso Vestibular UFSC/2016, para ocupação das vagas dos seus cursos presenciais de graduação. O quadro geral indica que serão oferecidas 4.564 vagas (70% do total), distribuídas em 100 opções de cursos, nos cinco campi da instituição, localizados nas cidades de Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville.
As novidades deste ano são o novo Curso de Ciência da Informação, com 20 vagas no Campus Florianópolis; o curso de licenciatura em Matemática-Diurno, com 50 vagas no Campus Blumenau; a reserva de 30% do total de vagas oferecidas pela UFSC para ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2016/1); e a não utilização da nota do Enem na composição da nota final dos candidatos – uma vez que existe a possibilidade de ingresso via Sisu.
A inscrição – cujo valor é  R$ 105,00 – pode ser feita no período de 15 de setembro a 14 de outubro, exclusivamente pela internet, no endereço www.vestibular2016.ufsc.br.

(Fonte: UFSC)

sábado, 12 de setembro de 2015

Inspiração

Nas aulas de Português, assim que o tema passa a ser produção textual, a pergunta mais frequente dos alunos é “o que eu faço para escrever um bom texto?”. Escreva. Escreva muito. E leia muito também. Essa é, definitivamente, a maneira mais fácil de relacionar ideias que, até então, não pareciam se encaixar bem. O cérebro se encarrega desse trabalho e você se preocupa em não deixar nada escapar do papel. É importante deixar o fluxo de pensamentos preencher todas as linhas possíveis, seguindo a simples lógica da inspiração. Depois de tudo pronto, uma releitura calma e atenta será o suficiente para retirar o que estiver em excesso e aprimorar o que estiver na medida exata.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

SC discute adoção de base curricular comum a todas as escolas do país

    Uma base de conteúdos em comum para as crianças de todas as escolas de educação básica do país. Esta é a proposta do Ministério da Educação (MEC) que vem sendo discutida pelo setor em Santa Catarina e começou a ganhar corpo na semana passada, quando foi lançada a comissão temática para aplicar a Base Nacional Comum (BNC) no Estado.
    O documento está em fase de elaboração pelo MEC e deve ter uma versão preliminar publicada no dia 16 de setembro. A meta da BNC é uniformizar – pelo menos em parte – o que é ensinado nas 190 mil escolas públicas e privadas de todo o país.
    A intenção do governo é tornar mais claro para professores de diferentes realidades quais são os elementos fundamentais a serem ensinados dentro de cada disciplina, sem necessariamente alterar a grade curricular das escolas.
    "Não se trata de dizer como as escolas devem ensinar, mas estabelecer objetivos para cada área, para cada fase da vida do estudante. As instituições mantêm as referências regionais", explica o secretário nacional de Educação Básica do MEC, Manuel Palácios.
    Além de facilitar a mobilidade de um estudante entre uma escola e outra, a BNC permitiria a elaboração de materiais didáticos mais abrangentes, como livros e filmes. Exames e medições como a Prova Brasil, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também tornariam-se mais precisos.
    "Hoje, o ensino é pautado pelas avaliações, seja vestibular, seja Prova Brasil. Com a base comum, a lógica se inverte: é o conteúdo definido nacionalmente que pautaria as avaliações", explica a coordenadora da Base Nacional Comum em SC, Maike Ricci.
    Segundo ela, as regras finais devem ser muito diferentes da versão que será lançada pelo MEC. Isso porque, a partir de agora, cada Estado deverá formular contribuições e apontar quais pontos de seu próprio currículo consideram relevantes para o debate nacional.

domingo, 6 de setembro de 2015

Dígrafo

Dígrafo: duas letras representam um único som.

LH, NH, CH, RR, SS, SC, SÇ, XC e XS

Além desses, também são dígrafos consonantais QU e GU em palavras como queijo, quiser, guerra e guitarra. Em palavras como frequência e pinguim, em que a letra U é pronunciada, não há dígrafo.

Também existem dígrafos vocálicos:

AM, AN, EM, EN, IM, IN, OM, ON, UM e UN

Nesses casos, ocorre uma nasalização e as consoantes M e N não são pronunciadas.