terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Incêndio no Museu da Língua Portuguesa

Um incêncio atingiu, no dia 21 de dezembro, o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo (SP). O fogo começou no primeiro andar do prédio, por volta das 16h, e rapidamente alcançou os dois andares superiores e o telhado do edifício. Construído em 1901, o local abriga o museu desde a sua inauguração, em 2006. Mais de 60 viaturas e 120 bombeiros foram ao local tentar controlar o fogo. Eles impediram que o telhado levasse as chamas até a Estação da Luz.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse que o Museu da Língua Portuguesa "será reconstruído". "Esse, que era um dos mais visitados museus, traduz a alma do povo brasileiro, e será reconstruído. Vamos imediatamente tomar todas as providências, unir a iniciativa privada e nossos parceiros para a sua reconstrução", disse o governador.
No momento do incêndio, o museu - que tem uma área de 4,3 mil m² - estava fechado para o público.
(Fonte: G1)

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Ensino Superior: 10 Cursos com Mais Alunos

educação superior brasileira registrou 7,8 milhões de matrículas na graduação, um aumento de 6,8% em relação a 2013 - que teve 7,3 matrículas. Segundo o Censo da Educação Superior 2014, divulgado neste mês de dezembro, pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o país continua a expandir o acesso a essa modalidade de ensino. Confira os dez cursos universitários com mais alunos matriculados no Brasil

1 - Direito, com 813 mil alunos matriculados
2 - Administração, com 801 mil
3 - Pedagogia, com 652 mil
4 - Ciências Contábeis, com 353 mil
5 - Engenharia Civil, com 317 mil
6 - Enfermagem, com 249 mil
7 - Psicologia, com 207 mil
8 - Gestão de Pessoal / Recursos Humanos, com 182 mil
9 - Serviço Social, com 180 mil
10 - Engenharia de Produção, com 162 mil


Fonte: Lista 10

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

À medida que x Na medida em que

As duas expressões são conjunções, mas elas têm valores diferentes.

Quando queremos dar uma ideia de proporção, a locução adequada é À MEDIDA QUE.

  • A sede ia passando à medida que o copo ia se esvaziando.

      [A sede ia passando à proporção que o copo ia se esvaziando.]


Quando queremos dar uma ideia de causa, a locução adequada é NA MEDIDA EM QUE.

  • Na medida em que seu inglês é muito básico, recomendo o curso para iniciantes.

      [Já que seu inglês é muito básico, recomendo o curso para iniciantes.]



sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Regência Verbal

É importante, já no começo, deixar bem claro que não há apenas uma regência para cada verbo. Muitos verbos do português podem ser transitivos diretos em um contexto, transitivos indiretos em outros, e ainda intransitivos.

Vamos ver alguns exemplos:

Morrer de algo (VTI) - sentido figurado, como "eu morro de vontade de ir ao Japão"
Morrer (VI) - sentido literal, como "ele morreu ontem" [importante: a causa da morte não é objeto indireto]

Lembrar algo (VTD) x Lembrar-se de algo (VTI)
Esquecer algo (VTD) x Esquecer-se de algo (VTI)



Para quem tem interesse em saber mais sobre o assunto, a dica é comprar o Dicionário de Regência Verbal, de Celso Luft.


domingo, 22 de novembro de 2015

Placas com Erros



Da maneira como o cartaz está escrito, parece que o passageiro não pode colocar os pés sobre o banco e sobre as sacolas. A ideia, no entanto, é que o passageiro não coloque os pés e as sacolas no banco.
Para resolver o problema, é necessária uma simples mudança na ordem dos elementos.



O primeiro problema do aviso é a ausência de hífen na palavra "segunda-feira". O segundo problema é a separação de sujeito ("o caminhão que trará o cimento para a rampa da garagem") e predicado ("ficará estacionado"). 

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Fim de Ano Escolar

O fim do ano está chegando e, com ele, as recuperações. Se o seu filho está com problemas na escola, entre em contato com a Parole. 

Acesse também o novo site!


Ligue para (48) 8837.8021 ou mande e-mail para paroleportugues@hotmail.com
e agende sua aula 
[apenas em Florianópolis - SC]

domingo, 15 de novembro de 2015

Se não x Senão

Se não

  • conjunção "se"+ advérbio "não" = ideia de condição com negação
  • conjunção integrante (inicia oração subordinada)


Ex.: Se não quiser ir à festa, avise com antecedência. [caso não queira ir...] / Ela queria saber se não iríamos à festa. [queria saber algo]


Senão

  • substantivo

Ex.: A festa só teve um senão.

  • preposição

Ex.: Quem, senão ele, sabe o segredo? [exceto]

  • conjunção

Ex.: Vamos trabalhar bastante, senão o salário não virá. [do contrário]


terça-feira, 20 de outubro de 2015

Se

Essa pequena palavra da Língua Portuguesa tem classificações diferentes. Vamos ver:

Conjunção

Quando passa uma ideia de condição:
Se eu for à festa, te dou uma carona.


Índice de Indeterminação do Sujeito

Quando não permite que se determine o sujeito da oração:
Ama-se a Deus. (quem ama?)


Partícula Apassivadora

Quando a oração está na voz passiva:
Fazem-se unham. (unhas são feitas)


Pronome Reflexivo

Parte dos verbos pronominais:
Penteou-se em frente ao espelho.


domingo, 4 de outubro de 2015

Bastante x Bastantes

Apesar de a maioria das pessoas achar a forma bastantes feia, ela é possível na Língua Portuguesa. Sinônima de muito, a palavra bastante varia quando a sua equivalente também varia.

Eles viajaram muitas vezes ao Rio de Janeiro.
Eles viajaram bastantes vezes ao Rio de Janeiro.

Eles estavam muito ansiosos pensando na viagem ao Rio de Janeiro.
Eles estavam bastante ansiosos pensando na viagem ao Rio de Janeiro.


terça-feira, 29 de setembro de 2015

Redação do ENEM

O site G1 disponibilizou três vídeos que contêm dicas para melhorar a nota da redação. Para saber mais sobre como usar a norma padrão da língua, como melhorar a coesão com o uso dos conectivos e como apresentar uma visão global do tema, leia a matéria completa em G1.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Vestibular UFSC: Inscrições Abertas

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, a partir do dia 15 de setembro, inscrições para o Concurso Vestibular UFSC/2016, para ocupação das vagas dos seus cursos presenciais de graduação. O quadro geral indica que serão oferecidas 4.564 vagas (70% do total), distribuídas em 100 opções de cursos, nos cinco campi da instituição, localizados nas cidades de Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville.
As novidades deste ano são o novo Curso de Ciência da Informação, com 20 vagas no Campus Florianópolis; o curso de licenciatura em Matemática-Diurno, com 50 vagas no Campus Blumenau; a reserva de 30% do total de vagas oferecidas pela UFSC para ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2016/1); e a não utilização da nota do Enem na composição da nota final dos candidatos – uma vez que existe a possibilidade de ingresso via Sisu.
A inscrição – cujo valor é  R$ 105,00 – pode ser feita no período de 15 de setembro a 14 de outubro, exclusivamente pela internet, no endereço www.vestibular2016.ufsc.br.

(Fonte: UFSC)

sábado, 12 de setembro de 2015

Inspiração

Nas aulas de Português, assim que o tema passa a ser produção textual, a pergunta mais frequente dos alunos é “o que eu faço para escrever um bom texto?”. Escreva. Escreva muito. E leia muito também. Essa é, definitivamente, a maneira mais fácil de relacionar ideias que, até então, não pareciam se encaixar bem. O cérebro se encarrega desse trabalho e você se preocupa em não deixar nada escapar do papel. É importante deixar o fluxo de pensamentos preencher todas as linhas possíveis, seguindo a simples lógica da inspiração. Depois de tudo pronto, uma releitura calma e atenta será o suficiente para retirar o que estiver em excesso e aprimorar o que estiver na medida exata.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

SC discute adoção de base curricular comum a todas as escolas do país

    Uma base de conteúdos em comum para as crianças de todas as escolas de educação básica do país. Esta é a proposta do Ministério da Educação (MEC) que vem sendo discutida pelo setor em Santa Catarina e começou a ganhar corpo na semana passada, quando foi lançada a comissão temática para aplicar a Base Nacional Comum (BNC) no Estado.
    O documento está em fase de elaboração pelo MEC e deve ter uma versão preliminar publicada no dia 16 de setembro. A meta da BNC é uniformizar – pelo menos em parte – o que é ensinado nas 190 mil escolas públicas e privadas de todo o país.
    A intenção do governo é tornar mais claro para professores de diferentes realidades quais são os elementos fundamentais a serem ensinados dentro de cada disciplina, sem necessariamente alterar a grade curricular das escolas.
    "Não se trata de dizer como as escolas devem ensinar, mas estabelecer objetivos para cada área, para cada fase da vida do estudante. As instituições mantêm as referências regionais", explica o secretário nacional de Educação Básica do MEC, Manuel Palácios.
    Além de facilitar a mobilidade de um estudante entre uma escola e outra, a BNC permitiria a elaboração de materiais didáticos mais abrangentes, como livros e filmes. Exames e medições como a Prova Brasil, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também tornariam-se mais precisos.
    "Hoje, o ensino é pautado pelas avaliações, seja vestibular, seja Prova Brasil. Com a base comum, a lógica se inverte: é o conteúdo definido nacionalmente que pautaria as avaliações", explica a coordenadora da Base Nacional Comum em SC, Maike Ricci.
    Segundo ela, as regras finais devem ser muito diferentes da versão que será lançada pelo MEC. Isso porque, a partir de agora, cada Estado deverá formular contribuições e apontar quais pontos de seu próprio currículo consideram relevantes para o debate nacional.

domingo, 6 de setembro de 2015

Dígrafo

Dígrafo: duas letras representam um único som.

LH, NH, CH, RR, SS, SC, SÇ, XC e XS

Além desses, também são dígrafos consonantais QU e GU em palavras como queijo, quiser, guerra e guitarra. Em palavras como frequência e pinguim, em que a letra U é pronunciada, não há dígrafo.

Também existem dígrafos vocálicos:

AM, AN, EM, EN, IM, IN, OM, ON, UM e UN

Nesses casos, ocorre uma nasalização e as consoantes M e N não são pronunciadas.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Edital do Vestibular da UFSC é publicado

    A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) divulgou o edital do Concurso Vestibular 2016. As inscrições serão realizadas de 15 de setembro a 14 de outubro. Mais informações podem ser encontradas no edital e no site da instituição.


sábado, 8 de agosto de 2015

Aspas



Segundo a Nova Gramática do Português Contemporâneo (Cunha & Cintra), as aspas são usadas:

1. no início e no fim de uma citação para distingui-la do resto do contexto;
2. para fazer sobressair termos ou expressões, geralmente não peculiares à línguagem normal de que escreve (estrangeirismos, arcaísmos, neologismos, vulgarismos etc.);
3. para acentuar o valor significativo de uma palavra ou expressão (ex.: o "leão espanhol" é a Espanha aspirando a dominar);
4. para realçar ironicamente uma palavra ou uma expressão;
5. para indicar a significação de uma palavra ou de uma frase, em geral de língua estrangeira;
6. para indicar, nos diálogos, a mudança de interlocutor;
7. para indicar o título de uma obra.


Cuidado! As aspas não servem para destacar termos aleatórios.




(Veja mais imagens em Buzzfeed)

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Escolas Catarinenses e o Ranking do ENEM

    Embora Santa Catarina costume ficar entre os melhores colocados nos rankings educacionais, a divulgação das médias de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dia 4, revelou que nenhuma escola no Estado ficou entre as 150 melhores do país, considerando as médias das quatro disciplinas avaliadas na prova e a redação. A catarinense mais próxima do topo da lista nacional, de Chapecó, repetiu o desempenho de 2014 e levou o 161º lugar geral. 


     Especialistas acreditam que a baixa adesão das principais universidades do Estado à prova contribua para o baixo interesse dos estudantes. As médias já haviam sido repassadas às escolas em julho, para que pudessem contestar os resultados. Ontem, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o índice final, já corrigido, de todas as 15,6 mil unidades cujos alunos fizeram as provas. 648 delas são de SC.

     Hoje, a maior instituição pública que utiliza o Enem em SC é a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Chapecó, com 100% das vagas preenchidas via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas da prova — por isso, não surpreende que a melhor colocada no ranking catarinense seja uma escola particular chapecoense.

     — As principais universidades federais do sul do Brasil, como UFSC, UFRGS e UFPR, não usam o Enem para preencher as vagas, pois são conservadoras no processo de mudança do vestibular tradicional para o novo modelo. Já no RJ ou no Nordeste do país, por exemplo, todo o foco está no Enem. As escolas e os professores direcionam o processo de ensino e aprendizagem para o tipo de prova que os estudantes irão fazer — comenta o professor e coordenador do curso gratuito Pró Universidade, Otavio Auler.


quarta-feira, 15 de julho de 2015

Saiba evitar sete erros que podem anular a redação do Enem

Se você vai fazer o Enem este ano, fique especialmente atento à redação: a importância dessa prova ficou ainda maior. Por exemplo, no Fies, a prioridade será dada aos candidatos com melhor desempenho no Enem e a redação será o critério decisivo em caso de empate.
No ano passado, só 250 pessoas tiraram nota 1.000 na redação do Enem, mas mais de meio milhão de pessoas tiraram nota zero. Por isso, é bom ter em conta tudo o que pode prejudicar na hora da avaliação. O candidato perderá muitos pontos, ou terá até mesmo a redação anulada, se fizer coisas como:
1. Fugir ao tema. Não comece a escrever antes de ter certeza se compreendeu o enfoque proposto. Para isso, valha-se dos textos de apoio. Eles inspiram a reflexão sobre a questão a ser discutida e ajudam a definir o foco com precisão.
2. Escrever um texto com número de linhas insuficiente. Calcule bem o tempo, faça um rascunho e, antes de passar a limpo, verifique se o tamanho do texto está adequado: o Inep diz que todas a redações com menos de oito linhas serão anuladas por configurarem “texto insuficiente”. O título da redação não é obrigatório, e não conta como uma das linhas do texto.
3. Demonstrar desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Não use elementos típicos da linguagem oral, como “né”, “tá”, gírias ou termos da internet, como abreviaturas ou emoticons, e fique atento aos desvios gramaticais.
 4. Inserir palavrões, desenhos ou deboches. Nunca use impropérios nem coloque qualquer texto alheio ao tema da prova. Jamais deboche do tema, da prova ou do avaliador.
5. Mandar recados ao avaliador. Bilhetinhos como “leia com carinho”, “coloque-se no meu lugar” ou desenhos em forma de coração ou beijos, longe de despertar simpatia, são considerados faltas graves.
6. Usar outro estilo literário, como narração ou poesia. O texto do Enem deve seguir o estilo dissertativo-argumentativo. Assim, você deve escrever sobre um determinado problema tendo em mente uma tese a defender, expor argumentos consistentes – com exemplos, referências a autores, números que comprovem o que você diz – e apresentar uma proposta de intervenção social para resolver a questão. Por mais criativo que possa ser, se você fizer um diálogo, uma poesia ou um conto, por exemplo, seu texto não será considerado válido.
7. Desrespeitar os direitos humanos. O Enem não pretende avaliar apenas as suas competências nas diversas áreas do conhecimento. Ele também verifica se você tem uma postura cidadã ética e consciente. A redação é o único espaço da prova em que é possível apresentar – ainda que de forma muito genérica – a sua visão de mundo, seus princípios e valores. Portanto, ao criar propostas de intervenção social, não inclua nada que possa ferir, excluir ou desrespeitar outras pessoas.

(Fonte: Andrea Amaral - G1)

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Redação do Enem será primeiro critério de desempate para Fies

   As notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) serão usadas como critério de desempate entre alunos interessados em novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A mudança é a mais recente na série de alterações no Fies que começam a valer no segundo semestre de 2015. Elas foram oficializadas pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 3 de julho em portaria no Diário Oficial da União.
   A nota da redação será o primeiro critério, seguido das provas de  Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.


Fonte: G1

terça-feira, 26 de maio de 2015

Dúvidas Rápidas

Na indicação de um espaço de tempo, tanto se pode usar "há" como "a". Usa-se "há" quando se trata de um espaço de tempo que já passou. Usa-se "a" quando se trata de um espaço de tempo que ainda não passou.

Exemplos:
Joana saiu há dez minutos.
Joana voltará daqui a dez minutos.

------------------------------------------------------------------------

Não se pode confundir "haja" (do verbo haver: significa exista) com "aja" (do verbo agir).

Exemplo:
É preciso que ele aja com atenção a fim de que não haja outro descuido.

------------------------------------------------------------------------

O termo "anexo" é um adjetivo e, como tal, é totalmente variável, concordando, em gênero e número, com o substantivo ao qual se refere.

Exemplos:
Segue anexo o relatório.
Seguem anexas as duplicatas.

------------------------------------------------------------------------

Ruim ou Ru-im? Ao nos comunicarmos dentro da língua padrão, devemos dizer "ru-im" (dissílaba). Está na mesma linha de pronúncia da palavra "ruína".

------------------------------------------------------------------------

O verbo "fazer", indicando tempo (minutos, dias, semanas, meses, anos), é impessoal, ou seja, permanece sempre na terceira pessoa do singular.

Exemplos:
Faz anos que nos conhecemos.
Fazia meses que não nos encontrávamos.

-----------------------------------------------------------------------


(Fonte: Todo o mundo tem dúvida, inclusive você)

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Questão de Concurso



[TRE-BA] De acordo com a norma culta, qual é a frase sem problemas?

a)      A comunidade científica é rigorosa quanto as regras de seu próprio trabalho, para evitar que qualquer coisa sem a devida comprovação passa como se fosse uma pesquisa que o valor é indiscutivelmente científico.

b)      Há regras, impostas pela comunidade científica, pelas quais todo pesquisador sério deve pautar seu trabalho, a menos que ele não pretenda alcançar o reconhecimento e a consideração de seus pares.

c)       As metáforas são úteis para os cientistas também, haja visto que eles socorrem-se a elas quando trata-se de se referirem aquilo que o trabalho científico ainda não comprovou, de modo mais concluso.

d)      Não é de admirar que Platão esteje influenciando até hoje cientistas famosos, como se constata que tanto Newton e Einstein o foram, acercando-se de metáforas tão semelhantes as que o mestre grego formulou em que própria época.

e)      É o valor universal que torna mais preferível o conhecimento científico ao religioso, pois neste há o valor da fé, ao passo que é o no primeiro caso onde o que vale é a capacidade de se demonstrar que tem numa tese.


Resposta: B

sábado, 9 de maio de 2015

A Escrita e seus Procedimentos

"[...] fonte de dificuldades está nas relações entre orações ou frases sucessivas. De fato, a simples justaposição deixa ao leitor o trabalho de estabelecer as relações (temporais, causais etc.), com riscos importantes de erros capazes de afetar a coerência e a representação mental. Por conseguinte, várias pesquisas têm mostrado que a introdução de conectivos (mas, porque, de repente...) melhora ao mesmo tempo o processamento em tempo real, por exemplo, acelerando ou desacelerando o ritmo de leitura, e a compreensão."

"[...] a atividade de leitura leva os indivíduos a ativar procedimentos específicos capazes de melhorar a compreensão."

"Os textos são melhores na medida em que os conhecimentos prévios são numerosos e bem organizados na memória."

"Assim, preparar um plano antes de redigir melhora os desempenhos, tanto quanto o fato de deixar para depois as questões de ortografia para abordá-las no fim da redação."


Fonte: Michel Fayol, em Aquisição da Escrita


domingo, 3 de maio de 2015

Parole

  • Aulas Particulares de Português

  • Aulas Particulares de Redação
  • Preparação para Concursos

  • Preparação para Vestibular

  • Revisão de textos

  • Portuguese as a Foreign Language
  • Reforço Escolar


Ligue para (48) 8837.8021 ou mande e-mail para paroleportugues@hotmail.com
e agende sua aula 
[apenas em Florianópolis - SC]

sexta-feira, 1 de maio de 2015

O prazer (e o esforço!) da leitura

    "Fala-se muito em 'formação de leitores'. É 'politicamente correto' elogiar a literatura e a leitura. Infelizmente, não poucas crianças têm contato com adultos – pais, professores e outros – que recomendam a leitura, falam em livros e autores 'clássicos' mas, na verdade, não são leitores nem se interessam pela literatura.
    Apesar de bem intencionadas, essas pessoas, adeptas da filosofia do 'faça o que eu digo, não faça o que eu faço', costumam descrever a literatura de forma bastante idealizada. Falam em algo 'mágico', num prazer 'indescritível', referem-se a 'viagens' e coisas assim.
    Raramente, porém, talvez por não terem experiência, lembram-se de comentar, por exemplo, que a leitura, como muitas coisas boas da vida, exige esforço e que o chamado prazer da leitura é uma construção que pressupõe treino, capacitação e acumulação. O contato com adultos pseudo-leitores e com idealizações infelizes a respeito da literatura e da leitura, de qualquer forma, tenho certeza, não tem contribuído para a formação de novos leitores." (Ricardo Azevedo)

Fonte: ricardoazevedo.com.br



    É importante destacar que, com a Redação, a coisa funciona da mesma forma. Escrever é um ótimo exercício e é uma atividade que pode ser extremamente prazerosa. Mas escrever exige muita dedicação, muito treino e muito tempo.

quinta-feira, 30 de abril de 2015

As Sagas Literárias na Escola

    Muitas escolas torcem o nariz para livros de sucesso como O Hobbit, Harry Potter e outras obras queridas pela garotada. Isso provoca uma cisão entre o que os alunos demonstram ter interesse e até mesmo leem em casa e o tipo de leitura cobrada pelos educadores. [...] Títulos como os citados podem ser muito interessantes de explorar na escola. Campeões de venda em vários lugares do mundo e adorados pela moçada, os autores de ambos escrevem tramas que podem ser usadas para trabalhar conteúdos curriculares.
    Para escolher este ou aquele título, a seleção precisa ser guiada pelas competências que os alunos têm de desenvolver. Uma das primeiras perguntas que o docente deve fazer a si mesmo é: "Por que trabalhar leitura literária na escola?".
    [...] A respeito das atividades pós-leitura a ser realizadas, é imprescindível fugir dos questionários de verificação de conteúdo, com perguntas capciosas e que exigem somente a memória dos alunos. Assim, o professor acaba focando em informações pontuais, deixando de investir em reflexões mais profundas e aspectos literários, como a estruturação dos personagens e o tempo da narrativa, entre outros.


"Não podemos desconsiderar que o comportamento leitor se forma na diversidade" - João Luís Ceccantini, professor de Literatura Brasileira da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e pesquisador na área da Leitura e da Literatura Infantil e Juvenil


Fonte: Revista Escola n.281

domingo, 26 de abril de 2015

Concordância Verbal - Exercício

Questão da prova do TRE/PE para o cargo de Analista Judiciário

  • A concordância está feita corretamente na frase:

a)      Divergem as opiniões dos ecologistas a respeito do verdadeiro papel que as comunidades indígenas da Amazônia precisa assumir. (precisam)


b)      É bastante variado os conhecimentos indígenas sobre o uso medicinal de várias plantas da floresta amazônica. (são bastante variados)


c)       Grupos ambientalistas do mundo todo considera objetivo prioritário a preservação da floresta amazônica e de seus recursos naturais. (consideram)


d)      Deve haver garantias de que os costumes tradicionais indígenas sejam preservados, bem como seu conhecimento prático de medicamentos. (com o sentido de existir, o verbo haver fica no singular)


e)      Políticas desenvolvimentistas precisa serem compatíveis com o uso sustentável da floresta amazônica, pois dela dependem, por exemplo, o ciclo das chuvas. (precisam ser - depende)


Resposta: D